Friday, July 27, 2012

Apresentando: OpenFrameworks


O OpenFrameworks é uma plataforma de programação open source baseada em C++. Comparativamente, é muito mais rápida do que o Processing, pois ao compilar, o C++ é diretamente convertido para linguagem de máquina, enquanto o Java precisa ser compilado para bytecode, para então poder passar por uma máquina virtual e então ser entendido pela máquina. 
Isso faz com que o OF seja muito empregado em processamento de vídeo em performances artísticas, quando há o uso de visão computacional, sendo necessárias precisão e velocidade de processamento e de acesso à memória. 
O OF foi criado e é mantido por Zach Lieberman, Theodore Watson, e Arturo Castro, (este último, eu já tive a oportunidade de participar de um workshop com ele).
O OpenFrameworks é na verdade um toolkit para experimentação com a linguagem C++ simplificada, e, para usá-lo, é necessário um IDE "comum", como o Xcode, o Visual Studio, ou o CodeBlocks. Com isto, o OF não é tão simples e intuitivo como o Processing, já que seu uso requer conhecimentos sobre o IDE utilizado.

OpenFrameworks rodando no Xcode (Mac).

Por ser baseado em C++, as sintaxes são menos amigáveis ao usuário, o que complica um pouco o aprendizado de quem está ingressando no mundo da programação.
O caminho "natural" cursado pelos desenvolvedores criativos, segundo minha observação pessoal, se dá de modo que o primeiro contato acontece com o Processing, e, quando o desenvolvedor se sente mais confortável com a programação, ele migra para o OpenFrameworks.

O OF traz uma série de vantagens como:
  • Velocidade
  • Comunidade ativa
  • Muitos Addons
  • Bibliotecas poderosas em C++
  • Facilidades em publicar em IOS e (com o OF 007) em Android
Mas tem desvantagens que complicam a vida de iniciantes como
  • Sintaxe de mais baixo nível
  • Não publica para web
Como o Processing, o OpenFrameworks é muito empregado para desenvolvimento de aplicações interativas, jogos, instalações artísticas e design. 

Informações sobre o OF podem ser acessadas no site oficial do OpenFrameworks http://www.openframeworks.cc/ aonde é possível acessar um Wiki dedicado http://wiki.openframeworks.cc/index.php?title=Main_Page.

O modo de "instalar" varia para cada plataforma. Na verdade, não se instala o OF, mas sim baixa-se uma série de exemplos e addons que são abertos nos IDEs de cada plataforma.
Para criar um aplicativo do zero, é necessário ir na pasta ./apps/myApps, copiar a pasta emptyExample, criar uma pasta e colar a pasta emptyExample nela. É necessário que haja essa hierarquia de 2 níveis, por exemplo ./apps/exemplo/meuExemplo. 
Isso é um pouco complicado, mas entendendo isso, é mais fácil encarar o OF.

O download pode ser feito aqui: http://www.openframeworks.cc/download/. Basta seguir as instruções de setup, nos "setup guides".


O Arturo Castro criou um gerador de projetos de OF que facilita muito a vida ao iniciar um projeto novo e adicionar Addons.

Project Generator para Windows: 

Project Generator para Mac


No comments:

Post a Comment