Tuesday, July 17, 2012

Apresentando: Pure Data


O Pure Data, comumente chamado de PD, é um ambiente de programação em tempo real baseado em C, mas com interface visual. Foi criado inicialmente para trabalhar com áudio, mas também integrou processamento visual. Ele foi desenvolvido por Miller Puckette no IRCAM.
O PD é open source e gratuito, facilmente instalável.

A interface visual à primeira vista é estranha para quem trabalha com linhas de código e tem costume com fluxos de controle bem delimitados. A principio, o programa é caótico e parece rodar tudo ao mesmo tempo, com emaranhados de ligações, lembrando os antigos sintetizadores. É justamente desse sistema de ligações é que deriva o termo patch, como são chamados os arquivos de PD.

Patching real

Patch do PD

O PD é poderoso para o processamento de áudio e é certamente a primera opção para esse fim, mas, para gráficos, ainda é uma opção secundária, embora em franco desenvolvimento.

Conceitualmente, é possível fazer qualquer coisa no PD, já que é relativamente fácil extendê-lo ao desenvolver classes de objetos (externals) e bibliotecas. Inclusive, o PD possui duas versões, o Vanilla e o Extended, sendo o último uma reunião de extensões e bibliotecas feitas por colaboradores.

Existem bibliotecas que possibilitam a comunicação entre o PD e o Arduíno, possibilitando a integração entre software e hardware e eletrônica. Além disso, por meio de OSC (Open Sound Control), é muito simples a integração entre o PD e qualquer outra plataforma de programação, como Processing e OpenFrameworks. Isso possibilita a complementaridade entre as linguagens, de forma que o Processing ou o OF possam funcionar como o motor visual, enquanto o PD realize o papel de motor de áudio.
Através do protocolo MIDI, é possível conectar o pd a qualquer VST ou dispositivo que comunique através deste protocolo.

O futuro aponta para uma integração mais efetiva, de forma que o PD possa ser uma biblioteca para as demais plataformas. Nesse sentido, já existe o libpd: http://libpd.cc/.


O concorrente direto do PD é o Max/msp, que é um software proprietário.


Mais infomações: 

No comments:

Post a Comment