Monday, July 16, 2012

Apresentando: Processing


O Processing é uma linguagem e ambiente de programação open source e grátis, baseada em Java, mas com sintaxe simplificada, o que é ideal para ao primeiro contato com o mundo da programação.
O projeto foi iniciado por Casey Reas e Ben Fry, integrantes do MIT Media Lab em 2001 e agora conta com milhares de colaboradores e usuários em todo mundo.
A versão mais atual é a 2.0a6 (alfa) e a versão estável é a 1.5.1.  O download pode ser feito aqui: http://processing.org/download/.
O Processing é extremamente prático: fácil de instalar, facil de adicionar bibliotecas, conta com um site muito bem estruturado (http://processing.org/), referências bem documentadas, além de ter um IDE extremamente limpo.


Uma de suas maiores virtudes em relação às linguagens de programação comerciais é que o Processing apresenta respostas (visuais ou sonoras) imediatas: basta escrever o código e clicar no botão "run". A compilação é geralmente muito rápida e o resultado aparece na janela que é aberta. Isso torna o aprendizado muito mais fácil e intuitivo.

Uma pergunta pertinente é "o que o Processing faz?". Uma resposta é: tudo o que a imaginação permitir, de meros esboços a jogos completos, aplicativos, instalações artísticas interativas, trabalhos em audio e video, entre outros.

Um porém: o Processing é conhecido por ter limitações importantes: a principal é a lentidão na velocidade de processamento, já que ele roda em uma máquina virtual. Outro gargalo são as bibliotecas, pois algumas vezes o que é cogitado não é alcançado devido a ausência de uma determinada biblioteca que execute alguma função muito específica, mas nada impede que programadores mais avançados escrevam novas bibliotecas que suplantem as necessidades.

Aliás, um ponto forte do Processing é a comunidade, que colabora desenvolvendo bibliotecas, compartilhando códigos, partilhando dúvidas e respondendo perguntas.

Características do Processing:
  • Apesar do IDE limpo, também pode ser compilado no Eclipse ou mesmo em algum outro IDE Java.
  • Possibilita exportar os sketches facilmente para web por javascript. Apesar de exportar para web, as bibliotecas de áudio ainda são limitadas para esse fim. 
  • Exporta diretamente para dispositivos móveis com sistema operacional Android.
  • Com o Iprocessing e o Xcode, é possível exportar para IOS.




Para quem quiser saber a fundo sobre o Processing, uma boa descrição sobre o projeto está na página oficial http://processing.org/.
Há uma breve descrição histórica no Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Processing_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o).

O concorrente direto do Processing é o OpenFrameworks, que falarei mais detalhadamente em outro post. O OF é indiscutivelmente mais rápido que o Processing, pois ele é baseado em C++.

Para quem quiser ver o que o Processing faz, basta ver os vídeos inserido aqui: http://processing.org/exhibition/

Uma forma muito boa de aprender é pelo livro Learning Processing, a Beginner's Guide to Programming Images Animation and Interaction, de Daniel Shiffman.
http://www.learningprocessing.com/

Dúvidas? Poste um comentário!

No comments:

Post a Comment